Receba novos posts por e-mail!

Aula de reforço: Perspectiva com 2 pontos de fuga

(PF= ponto de fuga, LH= linha do horizonte, LT= linha de terra[não muito utilizada] [fonte: abra.com.br])
 
    Essa imagem pode parecer estranha e complicada a primeira vista, mas lendo o resto do post você entenderá como funciona tudo isso e quais as situações que devem ser usadas esta técnica muito útil e que não deve faltar em seu mangá.






   Bom... eu andei vasculhando pela web alguns cursos fora do mangá mas que sirvam também, e achei alguns e algumas coisas também bem explicativas por meio de imagens, e algumas coisas sobre perspectiva que não estavam bem explicadas na apostila já publicada, mas a apostila é uma das melhores grátis disponíveis. E pra pular o blá blá blá do site, eu resolvi explicar eu mesmo, de uma forma resumida e bem explicativa. A seguir você verá algumas imagens bem interessantes e acrescentarei algumas coisas também que não foram ditas na aula contida no site, algumas coisas que são um pouco difíceis de explicar.
  Então vamos lá, a introdução é simples e esta mesma técnica já está em um dos posts, porém só por imagens e de uma forma menos explicativa do que vou explicar aqui.
       

Introdução:  O que é ponto de fuga?
Ponto de fuga é um ponto de referência da perspectiva. Normalmente as imagens contem 2 ou mais pontos de fuga, em alguns casos chegam a ter 5 pontos de fuga em uma só imagem, as com 1 ponto de fuga são as  mais simples de todas, com mais de 2 é um pouco complicado e requer bastante atenção.

  Portanto já que você já sabe o que é ponto de fuga, vou explicar como usá-los.
   ...
 
  Agora vou dar exemplos de pontos de fuga e em seguida como usá-los no desenho.
1° exemplo:

   Como explicado na imagem, há 2 pontos de fuga, ou de perspectiva, como preferir. Na verdade há mais alguns, mas os necessários a serem ensinados neste tutorial são esses, somente 2, os básicos, em  azul o segundo ponto de fuga (não há ordem padrão)em  vermelho  o primeiro, e em  ciano a linha do horizonte. Para entender a linha do horizonte e onde ela fica é simples, a linha do horizonte é uma linha traçada desde o  primeiro(1°) e o segundo(2°) ponto de fuga principais, não importa a ordem. Outros exemplos para facilitar seu compreendimento:
(fonte: amopintar.com)
(fonte: desenhoonline.com)
(fonte: desenhoonline.com)
(fonte: desenhoonline.com)

 Tente primeiro com um cubo para entender como tudo funciona. Essa técnica também serve para construção de escadas:
(fonte: desenhoonline.com)
(fonte: desenhoonline.com)
   Você pode tentar objetos mais complexos logo me seguida. Requer um pouco de treino mas depois fica fácil de desenhar.
(fonte: desenhoonline.com)


Outro exemplo, neste caso de como rastrear as o meio do cubo e o meio das faces.  Bom, como dito anteriormente, vou dizer em quais situações você deve usar essa técnica apesar de que provavelmente já concluiu onde usar:
  Deve ser usada em vistas de paisagem, cidades, ruas, vilas, nos carros, mas não aconselhável usar em seus personagens, a não ser que o personagem esteja carregado um objeto (bolsa, caixas, etc). Esta técnica não é obrigatória,  mas lhe auxiliará em casos difíceis. Recomendo ler também a postagem perspectiva. Que fala sobre o mesmo assunto, porém com uma técnica a mais, a de 3 pontos.
Comentários
0 Comentários

0 comentários: Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ao comentar não fale palavrões ou insulte qualquer usuário. Caso faça isso seu comentário será removido.