(PF= ponto de fuga, LH= linha do horizonte, LT= linha de terra[não muito utilizada] [fonte: abra.com.br]) |
Essa imagem pode parecer estranha e complicada a primeira vista, mas lendo o resto do post você entenderá como funciona tudo isso e quais as situações que devem ser usadas esta técnica muito útil e que não deve faltar em seu mangá.
Bom... eu andei vasculhando pela web alguns cursos fora do mangá mas que sirvam também, e achei alguns e algumas coisas também bem explicativas por meio de imagens, e algumas coisas sobre perspectiva que não estavam bem explicadas na apostila já publicada, mas a apostila é uma das melhores grátis disponíveis. E pra pular o blá blá blá do site, eu resolvi explicar eu mesmo, de uma forma resumida e bem explicativa. A seguir você verá algumas imagens bem interessantes e acrescentarei algumas coisas também que não foram ditas na aula contida no site, algumas coisas que são um pouco difíceis de explicar.
Então vamos lá, a introdução é simples e esta mesma técnica já está em um dos posts, porém só por imagens e de uma forma menos explicativa do que vou explicar aqui.
Introdução: O que é ponto de fuga?
Ponto de fuga é um ponto de referência da perspectiva. Normalmente as imagens contem 2 ou mais pontos de fuga, em alguns casos chegam a ter 5 pontos de fuga em uma só imagem, as com 1 ponto de fuga são as mais simples de todas, com mais de 2 é um pouco complicado e requer bastante atenção.
Ponto de fuga é um ponto de referência da perspectiva. Normalmente as imagens contem 2 ou mais pontos de fuga, em alguns casos chegam a ter 5 pontos de fuga em uma só imagem, as com 1 ponto de fuga são as mais simples de todas, com mais de 2 é um pouco complicado e requer bastante atenção.
Portanto já que você já sabe o que é ponto de fuga, vou explicar como usá-los.
...
Agora vou dar exemplos de pontos de fuga e em seguida como usá-los no desenho.
1° exemplo:
Como explicado na imagem, há 2 pontos de fuga, ou de perspectiva, como preferir. Na verdade há mais alguns, mas os necessários a serem ensinados neste tutorial são esses, somente 2, os básicos, em azul o segundo ponto de fuga (não há ordem padrão), em vermelho o primeiro, e em ciano a linha do horizonte. Para entender a linha do horizonte e onde ela fica é simples, a linha do horizonte é uma linha traçada desde o primeiro(1°) e o segundo(2°) ponto de fuga principais, não importa a ordem. Outros exemplos para facilitar seu compreendimento:
(fonte: amopintar.com) |
(fonte: desenhoonline.com) |
(fonte: desenhoonline.com) |
(fonte: desenhoonline.com) |
Tente primeiro com um cubo para entender como tudo funciona. Essa técnica também serve para construção de escadas:
(fonte: desenhoonline.com) |
(fonte: desenhoonline.com) |
Você pode tentar objetos mais complexos logo me seguida. Requer um pouco de treino mas depois fica fácil de desenhar.
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(fonte: desenhoonline.com) |
Outro exemplo, neste caso de como rastrear as o meio do cubo e o meio das faces. Bom, como dito anteriormente, vou dizer em quais situações você deve usar essa técnica apesar de que provavelmente já concluiu onde usar:
Deve ser usada em vistas de paisagem, cidades, ruas, vilas, nos carros, mas não aconselhável usar em seus personagens, a não ser que o personagem esteja carregado um objeto (bolsa, caixas, etc). Esta técnica não é obrigatória, mas lhe auxiliará em casos difíceis. Recomendo ler também a postagem perspectiva. Que fala sobre o mesmo assunto, porém com uma técnica a mais, a de 3 pontos.